quarta-feira, 30 de maio de 2012

Comovente como um soluço, um beijo quente e um lenço branco na mão


>> As mais belas e autênticas melodias que o Brasil já conheceu não perecem com o passar dos anos, pelo menos para quem tem bom gosto musical e não deixa se iludir pelos ritmos medíocres surgidos nesses últimos tempos.

Graças ao poder instantâneo da internet, hoje é possível ver e ouvir verdadeiras preciosidades que as novas gerações desconhecem. E foi pesquisando na web que encontramos uma raridade dos anos 50 idealizada pelo compositor paraense radicado no Rio de Janeiro, Billy Blanco (1924 - 2011).

“Praça Mauá”, imortalizada na voz da diva Dolores Duran, traduz de maneira melancólica e ao mesmo tempo poética e jazzística, a região de uma das mais movimentadas e problemáticas áreas urbanas do Rio de Janeiro. O logradouro localiza-se no início da Zona Portuária e da Avenida Rio Branco, no centro da cidade.

Na Praça Mauá encontram-se a sede do INPI, da Polícia Federal carioca, o Arsenal da Marinha, a antológica Rádio Nacional, além de dezenas de restaurantes, pontos de ônibus, atividades ligadas ao turismo e ao câmbio, bares, boates e hotéis de prostituição, seitas apocalípticas e até um terreiro de candomblé. Saravá, misifí!  

Todo cuidado é pouco ao transitar pelo local onde os assaltos e várias formas de violência são constantes. Isso já era rotina naquela época em que não havia tanta desordem como ocorre atualmente. Mas a canção de Billy Blanco é inconteste e mexe com os sentimentos tanto presentes quanto ausentes.

Praça Mauá
Praça feia, mal falada
Mulheres na madrugada
Onde bobo não tem vez...

Praça Mauá
Dos lotações de subúrbio
Lugar comum do distúrbio
Nos trinta dias do mês

Praça Mauá
O nome nos traz à mente
Um soluço, um beijo quente
E um lenço branco na mão

Se algum dia
Eu mandar nesta cidade
Serás praça da saudade
Do adeus, da emoção.


Colabore para a preservação da música de qualidade. Diga não ao lixo sonoro imposto pelo sistema midiático. As boas melodias que o rádio não toca e a TV ignora, o internauta encontra na internet. É só pesquisar. Espalhe essa ideia. Ouça também a Bossa Nova FM, classe e estilo.