terça-feira, 3 de julho de 2012

Que voltem os bons desenhos animados


Por Marcos Niemeyer
mniemeyer50@hotmail.com
Acompanhe-nos no Facebook. Clique aqui:

>> O mais novo programa da Rede Globo já dá evidências de que não está agradando ao telespectador. Apresentado por uma das mais conhecidas jornalistas da emissora, o matutino foi criado com a proposta de investir em temas adultos para segurar a audiência.

Não esperavam, porém, a enxurrada de posições contrárias. No Youtube e no Facebook, o publico pede a volta do infantil "TV Globinho" - que também não chega a ser grandes coisas - excluído das manhãs de segunda a sexta-feira para ceder espaço ao horário em questão desde a semana passada. A atração para crianças, no entanto, ficou restrita aos sábados.

No Twitter, quem pede a volta do programa usa a tag #voltatvglobinho. "Achei uma sacanagem e desconsideração o @programapanico fazer a campanha #voltachaves e silenciar com #voltatvglobinho", reclamou um estudante de Campinas.

Pais também se manifestam para que o programa retorne ao ar. "Nas manhãs, o meu filho adorava ver os desenhos da TV Globinho. Será que a Globo acha que as crianças só assistem desenhos aos sábados? Bom ao que aparece as crianças não tem mais vez na programação da Globo", comentou uma telespectadora carioca.

As páginas dedicadas ao infantil no Facebook também são fonte de protestos do assunto em questão. "Quando acordo, vou direto ligando a televisão para assistir à TV Globinho. Depois era só ir tomar banho pra ir pra escola. Agora não. Não sou só eu, mas todo o Brasil quer [a volta do programa]", pediu uma menina.

Com tantos programas banais ou desnecessários a pulular na tela, o telespectador bem que merecia algo mais aproveitável. Desenhos animados sempre foram bem recebidos e jamais ofendiam ou subestimavam a dignidade de crianças e adultos. A Pantera Cor de Rosa - com o impagável inspetor Clouseau e seu cachorro - (um trio trapalhão) é um bom exemplo.

Os desenhos animados de outrora tinham um cunho político e social. A Turma do Charlie Brown (Snoopy) que o diga. Essas inteligentes atrações foram banidas da TV aberta e hoje o que resta ficou praticamente submisso aos interesses do marketing nefasto que escraviza o telespectador.

Mas nem na TV fechada tudo são flores quando o assunto é desenho animado. Em um desses canais uma pseudo atração infantil destrói o espírito natalino decapitando o próprio Jesus Cristo. Mais bizarro, impossível.

De qualquer forma, as manhãs da TV precisam de mais desenhos animados ao invés dos cansativos programas de debates e apresentações que levam do nada ao lugar nenhum.
----

A frase do dia
"Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar" 

Nietzche