terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Espetáculo musical de rara beleza leva ao palco Stevie Wonder e Gilberto Gil


Por Marcos Niemeyer
mniemeyer50@hotmail.com
Acompanhe-nos no facebook. Clique aqui: 
Jazz FM. Música civilizada

>> Quando dois grandes nomes da música se encontram, o resultado só pode mesmo ser um espetáculo digno de aplausos. Foi o que ocorreu na madrugada desta segunda-feira (24) com Stevie Wonder e Gilberto Gil no palco do Centro Cultural João Nogueira (Imperator), no Méier, na Zona Norte do Rio.

Casa lotada - apesar do atraso de mais de duas horas, já que o show deveria começar por volta das oito da noite (o público começou a vaiar e a produção foi obrigada a explicar que o problema era em decorrência de uma falha no sistema de som) - os artistas abriram o cenário cantando em dueto melodias consagradas a exemplo de "The secret life of plants" "Boas festas" e "Você abusou" - esta última em português com a plateia fazendo coro.

Dois meninos de sete e onze anos, filhos de Stevie, marcaram presença no palco. Com a situação normalizada, os expectadores trocaram as vaias por exaustivos aplausos.

Uma mulher com cara de perua engomada da cidade mineira de Governador Valadares tentou invadir a área reservada aos artistas. Foi barrada por seguranças com dois metros de altura por um de largura cada. "Uai gente, sou fã desses dois cantô e só queria beijá aqueles trem doido, sô" - argumentou frustrada.

Mostrando porque é um dos mais importantes ícones da MPB, o bom baiano Gilberto Gil agitou a casa ao cantar "Realce", "A novidade", "Is this love", "Palco", "Vamos fugir", entre outras conhecidas canções de sua autoria.

Já passava da meia-noite quando Stevie Wonder voltou ao palco, desta vez, sozinho. Aplaudido de pé pela plateia,relembrou sucessos inesquecíveis de sua brilhante carreira artística: "Wonderful world", "Bird of beauty", "I just called to say I love you"," Living for the city", entre outros não menos importantes.

Demonstrando sua paixão pelo Rio de Janeiro, o cantor norte-americano soltou a voz maravilhosa "Garota de Ipanema", célebre canção dos mestres Tom Jobim e Vinicius de Moraes. O show terminou por volta das duas e meia, com a música "My cherie amour", uma das mais belas melodias do repertório de Stevie Wonder.

Nesta terça-feira (25), Stevie e Gil voltam a se apresentar no Rio. Desta vez, na  Praia de Copacabana, na Zona Sul da cidade, a partir das dez da noite. Gratuito, o evento constitui-se em um autêntico presente de Natal para os nativos e turistas. O espetáculo acontece em frente ao Copacabana Palace, localizado na Avenida Atlântica.
....

Minhas canções de Natal preferidas e seus ilustres intérpretes

Em que pese a qualidade da MPB autêntica, nenhum cantor brasileiro conseguiu destacar-se até hoje com alguma melodia natalina digna de entrar para a história. Confira a lista das canções alusivas ao Natal que estão a tocar em nossa vitrola:

1) Joy to the World – Dave Brubeck, Matt Brubeck e Paquito d’Rivera

2) Have Yourself a Merry Little Christmas – Diana Krall

3) Christmas Jazz/ New Orleans – “We Three Kings” – Joe Lastie

4) Christmas Jazz Jam – Winton Marsalis

5) The Christmas Song – Nat King Cole

6) White Christmas – Bing Crosby

7) The First Noë – Frank Sinatra

8) Elvis Christmas – Elvis Presley

9) Christmas Portrait – Carpenters

10) Snowfall Christmas – Tony Bennett

11) Faith: A Holiday – Kenny G
. Instrumentos Musicais - Submarino.com.br