sábado, 12 de janeiro de 2013

Estudantes das escolas públicas não sabem que foi Ary Barroso


Por Marcos Niemeyer
Acompanhe-nos também no Facebook. Clique aqui:
Jazz FM. Música civilizada

 - Atenção, meninos! Alguém sabe me dizer quem foi Ary Barroso? Perguntou a professora na sala de aula em uma escola pública de Juiz de Fora.

- Nunca ouvi falá desse maluco, fessôra. Disse um estudante gaiato.

- Será que num foi o vô do meu namorado? Ele se chamava Sêo Ary, só não sabia eu que ele tinha Barroso no sobrenome, respondeu a menina tatuada.

Tal situação mostra a que ponto chegou o grau de conhecimento dos atuais estudantes, principalmente do ensino público que um dia já foi bom. Também nas escolas particulares é pouco provável que os alunos saibam quem foi o autor de 'Aquarela do Brasil' e de outras importantes canções da MPB.

Diferentemente dos países do Primeiro Mundo - onde qualquer jovem conhece de cor e salteado a história da cultura musical - no Brasil, os grandes talentos que contribuíram para a evolução da música de qualidade são simplesmente ignorados ou desconhecidos.

Se a professora tivesse perguntado qualquer coisa sobre os atuais ritmos medíocres inventados pela mídia, todos teriam respondido "Demorô, tamo ligado, legal, isso é que é cantor".

Em seu mais recente artigo no excelente blog - O Kylocyklo -, o jornalista Alexandre Figueiredo cita o crítico de cinema André Setaro que falou com conhecimento de causa sobre a mediocridade cultural e suas subcelebridades.

"Atualmente, os cadernos dois dos jornais brasileiros são até contraproducentes porque elogiam o que deveriam criticar, colocando na posição de artistas personalidades que deveriam, no máximo, estar no departamento de limpeza de estações rodoviárias".
....

Hyldon e a Banda Zona Oeste no Baile Black

Agradecemos o convite do cantor Hyldon Souza para o lançamento do single 'Baile Black', uma parceria do artista com os rappers Mano Brown e Dexter.

O evento acontece neste sábado (12), a partir das nove da noite, no Casarão Ameno Resedá - localizado no início da Rua Bento Lisboa, no Catete, na Zona Sul do Rio. O cantor Carlos Dafé é o convidado especial da festa.

Além de algumas músicas novas, Hyldon vai tocar grandes sucessos de sua autoria - a exemplo de 'Na rua, na chuva, na fazenda', ' As dores do mundo', 'Na sombra de uma árvore' e 'Velho Camarada', gravada com Tim Maia, Fabio Stella e Cassiano, na década de 1970.
....

'Vida real' é o único ponto positivo

Esse tal do BBB, sem dúvida, é um dos piores despropósitos já inventados pela Rede Globo. Lamentavelmente, o questionável programa passa a ser mais uma vez o assunto do dia entre oito de cada dez brasileiros.

Quando ouço alguém falar sobre isso mudo imediatamente de conversa ou me retiro do local. Não se pode mesmo esperar algo de aproveitável dos participantes do episódio.

A única coisa que se salva no negócio é a trilha de abertura desde sua primeira edição. A música 'Vida Real', da banda RPM, ganhou nova versão. 


O excelente vocalista Paulo Ricardo disse que a nova melodia é muito mais emotiva. "Deixamos o arranjo mais delicado em alguns pontos, mais dançante e melódico."
 ....

Christiane Medeiros entrevista Paulinho Tapajós


Após a ouvir a linda melodia "Andança" com o próprio autor, Paulinho Tapajós, conclui-se que a canção em sua voz é inconteste. Até melhor do que a mesma música cantada por Elis Regina e Beth Carvalho, duas das maiores divas da MPB.

Paulinho - autor de vasto repertório da música popular brasileira, incluindo 'Sapato velho' e 'Cantiga por Luciana' - é o entrevistado da próxima semana pela produtora artística carioca Christiane Medeiros neste espaço virtual.
. Instrumentos Musicais - Submarino.com.br