domingo, 31 de março de 2013

Diretamente da fazenda


Postado por Marcos Niemeyer
mniemeyer50@hotmail.com
Fale conosco no Skype: marcos.niemeyer12
Facebook/MN
Jazz FM. Música civilizada


>> Conta o cronista Eduardo Almeida Reis em sua coluna Tiro & Queda: Fazenda grande próxima da BR-040 em solo mineiro, família rica, dezenas de convidados que a mídia chama de celebridades. Pó, erva e picos correndo soltos, o que absolutamente não quer dizer que todos se droguem.

Administrador e incontáveis chefes: do gado, das galinhas, dos animais domésticos, dos coelhos, das lavouras e das cozinhas. Uma das funcionárias tem um filho sargento da gloriosa PMMG. Como tal, anda fardado e armado. Educado, pegou sua moto e foi visitar a mãe.

Passava um pouco do meio-dia. Deixou a moto escondida perto do imenso portão de granito e “adentrou”, como gostam de dizer os locutores esportivos, o recinto ingurgitado de construções, piscinas, quadras de tênis, residência principal, heliponto homologado e alas de hóspedes, perdão, celebridades, à procura de sua mãezinha.

Então, senhoras e senhores do Egrégio Conselho Leitoral de Tiro & Queda, alguém viu o sargento fardado e armado, e gritou: “Polícia!”. Raciocínio elementar: onde se vê um PM é sinal de que há outros policiais.

Foi um corre-corre que vou te contar! Papelotes e trouxinhas jogados fora, gente se escondendo nos quartos e nos banheiros, uma celebridade pulou na piscina puxando seu baseado, que se apagou e desmanchou no imenso tanque azulejado, cheio de água clorada e xixizada, porque ninguém me convence de que celebridade não urine na piscina.

Foi preciso que a funcionária trepasse num banquinho para gritar: “É meu filho! Veio me visitar!”. Ainda assim, o susto foi grande, porque havia “toneladas” de pó, erva e produtos injetáveis, que poderiam caracterizar crime de tráfico.
....

Quanta besteira

Grandes jornais brasileiros (Folha de São Paulo, o Globo e Estado de Minas, entre outros) perdem o tempo com fatos banais que chegam até mesmo subestimar a inteligência de seus leitores.

É o caso, por exemplo, do filho de um apresentador de telejornal, que resolveu pintar o cabelo de amarelo em mais um desses modismos inventados pela própria mídia.

Parece que a intenção é transformar o menino em 'estrela'. O assunto ocupa espaços nos diários que poderiam ser preenchidos com algo mais interessante. Absolutamente descartável.
....

Sofrível

Para quem gosta de baixaria, o tal do programa televisivo 'Mulheres Ricas', da enjoativa Band, é um prato repleto de gente falsa e fútil. Uma péssima imagem que essas peruas desocupadas estão deixando. Elas bem que poderiam lavar uma trouxa de roupa ou prestar qualquer tipo de serviço filantrópico. Seriam mais úteis.
....

As FMs já foram melhores  

O conceito de FM com música de qualidade hoje em dia - 'adulto-contemporâneo', que para as novas gerações é algo dos mais estranhos - tem deixado a desejar, salvo raríssimas exceções. Houve um tempo em que o artista para fazer sucesso precisava mesmo de talento. Atualmente, infelizmente, o rádio (e os demais meios de comunicação populares) não apresentam mais melodias acima de qualquer suspeita.

Depois que inventaram esses ritmos medíocres a verdadeira música sofreu um ataque jamais imaginado. Tom Zé, o tropicalista, disse com conhecimento de causa na TV Cultura de São Paulo: "A música brasileira está sofrendo de diarreia".

Um detalhe, porém: Não é só no Brasil que a música caiu de qualidade nesses últimos tempos. Estados Unidos e Europa, antes, celeiros incontestes de grandes compositores e cantores, atualmente só exportam para o mundo o que existe de pior quando o assunto é música.
....

Nem tudo está perdido

Juiz de Fora tem recebido grandes nomes da MPB neste primeiro trimestre do ano. Ney Matogrosso, Milton Nascimento, Lô Borges, Verônica Sabino e Roberto Menescal são algumas das expressividades artísticas que marcaram presença por aqui, recentemente. 

Já no dia 15 de abril (sexta-feira) quem pinta na 'Manchester Mineira' é o cantor e compositor Djavan. O espetáculo, com apresentação de seu mais recente CD - 'Rua dos Amores' - será no Cine Theatro Central, a partir das dez da noite.
.