sexta-feira, 1 de março de 2013

Procura-se vizinhos de bom gosto musical


Por Marcos Niemeyer
mniemeyer50@hotmail.com
Acompanhe-nos no Facebook
Fale conosco no Skype: marcos.niemeyer12
Jazz FM. Música civilizada

>> Quem circula diariamente pela da rua Dr. José Cesário, no Alto dos Passos, bairro nobre localizado na região central de Juiz de Fora, costuma ser contemplado com belas melodias que reverberam suavemente de  um casarão centenário transformado parcialmente em escola de música.

Na via bucólica cercada de verde e edificações entre o moderno e o passado, o cenário é perfeito. Típico das charmosas alamedas de Londres, a capital da Inglaterra.

O responsável pelos acordes é ninguém menos que o músico Estevão Couto Teixeira, um dos mais importantes flautistas do país. Bacharelado em Música pela UFRJ, o artista desenvolveu o 'Teclado Didático para Educação Musical (TEDEM), com o qual trabalha há cerca de 20 anos.

O instrumento consiste em um teclado mudo, que serve como painel para visualização de intervalos, acordes e escalas. Facilita e diminui o tempo de aprendizagem. O projeto é Lei Municipal em Juiz de Fora e prevê sua adoção nas escolas da rede pública municipal.

Relevância artística

Integrante do Conservatório de Música de Juiz  de Fora,  Estêvão trabalhou como músico contratado na TV Educativa do Rio durante três anos e teve uma atuante participação na noite musical carioca, com destaque para as apresentações com o irmão Bilinho Teixeira, no Mistura Fina, na rua Garcia D'ávila onde, a convite do trumpetista Márcio Montarroios, conheceu e tocou com importantes músicos de sua geração a exemplo de Heitor TP, Nico Assumpção, Artur Maia, André Tandeta, Vitor Biglione, Ricardo Silveira, José Lourenço, Hélvius Villela, Alberto Continentino e Paulo Malaguti, entre outros talentos da MPB.

Estudou harmonia musical com Ian Guest e, no saxofone, teve como mestre o instrumentista mineiro Nivaldo Ornelas. Trabalhou como transcritor de músicas para os Songbooks de Caetano Veloso e para os 5 volumes de Bossa Nova produzidos por Almir Chediak. 

Participou dos trabalhos de transcrição de músicas do "Livrão da Música Brasileira" produzido por Toninho Horta. Morando em Juiz de Fora - sua terra natal - desde 1987, Estevão mantém regularmente as atividades musicais no Rio de Janeiro, onde lecionou no CBM - Conservatório Brasileiro de Música - e na escola CIGAM, Centro Ian Guest de Aperfeiçoamento Musical, onde foi professor de harmonia, flauta e saxofone.

Música em defesa do meio ambiente

O músico é também defensor de causas sociais e ecológicas importantes. Em 2004, quando  um grupo de  empresários tentou acabar com uma importante reserva de Mata Atlântica nas imediações da Rodoviária  de Juiz de Fora para a construção de gigantescos edifícios - o que gerou milhares de protestos da população e de ONG's protetoras da natureza - Estevão compôs a canção 'Mata do Krambeck', um grito de alerta contra a truculência impiedosa da especulação imobiliária.

Diante da pressão popular, a imensa área verde foi mantida, milhares de animais e aves preservados e o local transformado em Jardim Botânico sob administração da Universidade Federal de Juiz de Fora em parceria com o município. 

 
Estevão Teixeira mantém uma página na internet onde apresenta sua vasta obra artística. A mais nova criação do músico é o projeto 'Doce Cirandas'. São arranjos para flautas doce, de sua autoria, de tradicionais cantigas de roda brasileiras num total de 12 canções, em arranjos para duas e três flautas, disponibilizadas com as respectivas partituras em formato de CD ou livro. 

O livro, intitulado Ciranda Cirandinha, recebeu ilustrações do renomado artista plástico Eliardo França. A obra deve ser lançada brevemente pela ME Editora. Enquanto isso, Estevão continua encantando a vizinhança e os transeuntes da rua Dr. José Cesário com suas harmoniosas e belas melodias. 

Aliás, circula na internet o seguinte aviso: "Procura-se vizinhos de bom gosto musical". O que, convenhamos, é algo cada vez mais difícil. Menos para quem mora na rua do nosso ilustre personagem.
.