quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Céu e Mar traz boas sonoridades


Por Marcos Niemeyer
mniemeyer50@hotmail.com
Nova Virtual FM. Música de qualidade
facebook/mn


 >> O multi-instrumentista Nelson Faria e a cantora Leila Pinheiro disponibilizaram no início desta semana no YouTube uma prévia do lançamento do CD Céu e Mar. O evento acontece no dia 19 de agosto — a partir das nove da noite, no Theatro Net/Rio, em Copacabana, na Zona Sul carioca.
.


Inspirado em série gravada nos anos 1970-80 por Ella Fitzgerald e o guitarrista Joe Pass, 'Céu e mar' tem tudo para se tornar clássico, a exemplo de 'Voz & suor', de Nana Caymmi (voz) e César Camargo Mariano (piano), de 1983, entre poucos no Brasil.

Há quem, a exemplo de Roberto Menescal, à primeira audição tenha identificado também Julie London e Barney Kessel no célebre encontro fonográfico da Musidisc, que teria influenciado papas da bossa nova.

A idealização e a produção de 'Céu e mar', lançado no mercado internacional ano passado, pelo selo inglês Far Out, é de Marcus Fernando. No Brasil, o lançamento é feito pela gravadora Biscoito Fino.

Entre as 12 músicas do CD estão 'Doce presença', de Ivan Lins e Vitor Martins; 'Cada um tem seu lugar', de Gilberto Gil; 'Armadilhas de um romance', de Dori Caymmi e Paulo César Pinheiro; 'Bolero de satã', de Guinga e Paulo César Pinheiro; e 'Dupla traição', de Djavan. “É um disco muito profundo”, acrescenta Nelson Faria.

Algumas faixas do disco já tocam na programação da Nova Virtual FM, cuja seleção musical é da produtora artística Christiane Medeiros.
.