segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Ipatinga Live Jazz apresenta grandes nomes da MPB


Por Marcos Niemeyer


>> O Ipatinga Live Jazz comemora 15 anos de valorização da música de qualidade recebendo dois dos mais legítimos representantes da MPB: João Bosco e Roberto Menescal que se apresentam nos dias 08 e 09 de novembro, respectivamente, no teatro do Centro Cultural Usiminas, na cidade de Ipatinga (MG).

João Bosco é a atração do primeiro dia, (08). A carreira do importante compositor, instrumentista e intérprete começou em 1972, com a gravação de um compacto que tinha "Agnus Sei", de um lado, e "Águas de Março", do mestre Tom Jobim, do outro.

No Ipatinga Live Jazz, Bosco apresenta um show solo, com clássicas composições a exemplo de "O Bêbado e a Equilibrista", "Papel Machê", "Jade" e vários outros. Na segunda noite (9), Roberto Menescal e a cantora Andrea Amorim comandam as apresentações.

Menescal e um dos criadores da Bossa Nova. No Ipatinga Live Jazz, vai mostrar o CD "Bossa de Alma Nova", ao lado de Andrea.

No repertório, clássicos impagáveis: "Rio", "O Barquinho", "Morte de um Deus de Sal" (com Ronaldo Bôscoli) e a inédita "Solidão nunca mais", composta em parceria com Andrea, a quem Menescal conheceu em 2008, no Festival de Inverno de Garanhuns (PE), quando a cantora interpretava um rock-lírico, ficando impressionado com a voz, presença de palco e carisma da artista. 

No início da noite desta segunda-feira (4), Menescal postou no Youtube ensaio básico para o show do próximo sábado no Vale do Aço.



Outros importantes nomes, tanto da música nacional quanto internacional, participam do evento. Confira: Ipatinga Live Jazz .
....

Documentário 


Caso não haja imprevistos, devemos disponibilizar até janeiro de 2014 na internet o documentário que estamos gravando no Rio de Janeiro sobre a Bossa Nova, importante movimento da música brasileira lançado no final dos anos cinquenta por João Gilberto, Tom Jobim, Vinicius de Moraes e outros relevantes nomes do cenário artístico nacional.

O mundo inteiro conhece e já prestou opiniões e documentários dos mais diversos para reverenciar aquela que, sem dúvida, foi a reformulação estética da melodia nacional.

Nosso trabalho é espontâneo, apenas no sentido de deixar uma modesta contribuição para o legado da MPB. O vídeo conta, inclusive, com o apoio, incentivo e depoimentos exclusivos de algumas influentes figuras que fizeram parte do movimento artístico e ainda lotam bons espaços culturais e ambientes noturnos respeitáveis em diferentes pontos do Brasil e do mundo.

Nas imagens abaixo, flagrantes da nossa participação no evento que estamos gravando na Zona Sul carioca com apoio técnico do cinegrafista Fábio Dellini. Imagens feitas na praia de Copacabana e nos estúdios do Sistema Globo de Rádio.

Com Aline Falcone (jornalista da CBN/ Rio), Cláudio Carvalho de Moura (operador de áudio CBN/Rio) e Paulo Aguiar (sonoplasta da Rádio Globo/Rio).