sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Poucas coisas substituem o prazer de ouvir um velho e bom vinil


Por Marcos Niemeyer
mniemeyer50@hotmail.com
cacarejadavirtual


 >> Parada obrigatória para quem gosta da música de qualidade, a Livraria Bossa Nova & Companhia é um dos locais mais visitados da Zona Sul carioca. Está localizada no famoso Beco das Garrafas na rua Duvivier, em Copacabana, onde nasceu a Bossa Nova, no final da década de cinquenta. 

Trata-se de uma loja e livraria temática sobre o movimento musical criado por João Gilberto, Tom Jobim e Vinicius de Moraes entre outros nomes de grande relevância da música brasileira. O som ambiente que toca na antiga, porém, inigualável vitrola traz sensação de calma, clarividência e aura conspícua embalada pela brisa oceânica.

Um americano entra na loja e cacareja com sotaque carregado: "Eu querrer ovirrr Girl from Ipanema. Quantas real terrei que pagarrr porrisso? Solícito, um funcionário da Livraria pega o disco original cantado por Tom e Vinicius e deixa a agulha deslizar suavemente na encantadora faixa.

"Olha que coisa mais linda
Mais cheia de graça
É ela menina
Que vem e que passa
Num doce balanço
A caminho do mar
Moça do corpo dourado
Do sol de lpanema
O seu balançado é mais que um poema
É a coisa mais linda que eu já vi passar..."

No histórico acervo, o visitante encontra livros de música, songbooks, os antigos LPs ou discos de vinil para colecionadores, contando com discos raros, CDs e DVDs de Bossa Nova, choro, MPB e samba. No local também são vendidos instrumentos musicais e diversos tipos de souvenirs alusivos ao importente movimento artístico.

Nativos e turistas de diversas partes do Brasil e do mundo são vistos diariamente a percorrer o local em busca de algum vinil já não encontrado em outras lojas do gênero, além de outros objetos que lembram a Bossa Nova.

No documentário que estamos gravando sobre o importante movimento musical, a livraria e citada como ponto de referência . A loja funciona de segunda a sexta das nove da manhã às sete da noite e aos sábados, domingos e feriados das dez da manhã às cinco da tarde. A livraria fica a duas quadras da praia de Copacabana.
....

Agenda cultural

Agradecemos a gentileza do comunicador da Super Rádio Tupi, Fernando Sergio Grandinetti pelo convite para o lançamento de seu segundo livro, intitulado "Vida e Sucesso - Uma visão espiritualista e ecumênica do nosso tempo", pela editora EIG. O evento foi na noite da última quinta-feira (28) na Livraria Saraiva Mega Store do Shopping Tijuca, na Zona Norte do Rio.

Beijão para a ex-chacrete Marlene Morbeck, que nos convida para mais um show do cantor e compositor Fabio Stella. O artista volta ao Rio de Janeiro em grande estilo com apresentações durante esta semana no Bar Cariocando, localizado no Catete, na Zona Sul da cidade.
.