segunda-feira, 21 de abril de 2014

Autor do blog "O Kylocyclo" surpreende ao anunciar o fim das postagens em sua página


Por Marcos Niemeyer
mniemeyer50@hotmail.com
cacarejadavirtual/


>> Leitores que acessaram o blog progressista o Kylocyclo  na manhã desta segunda-feira (21) foram surpreendidos por seu autor, Alexandre Figueiredo (foto), com a informação de que o espaço virtual não será mais abastecido com suas já tradicionais postagens.

Editado há cerca de cinco anos, a página se constituiu ao longo desse tempo numa espécie de trincheira de resistência, denúncias e questionamentos sobre a calamidade que se instalou sobre a cultura brasileira  principalmente na música, nas últimas décadas  além de críticas contundentes contra a imbecilidade estabelecida pelo sistema midiático, responsável direto pela desordem cultural do país. 

Com uma linguagem impecável, porém das mais afiadas, Alexandre, natural de Florianópolis (SC) e radicado em Niterói (RJ), jamais poupou alfinetadas contra os algozes que glamourizam nomes inexpressivos em verdadeiros “artistas” da música brasileira.

Difícil entender a iniciativa de Figueiredo, já que ele não explica os motivos da decisão em praticamente retirar o blog do ar. Postou apenas um breve comentário em sua página:

"Depois de cinco anos e pouco mais de 40 dias, O Kylocyclo fecha seu ciclo, ou melhor, seu kylocyclo, parando por aqui. O blogue que fez a diferença, há cinco anos, em relação à antiga mediocridade da blogosfera mais convencional, foi um dos que mudaram a linguagem dos blogues, com um conteúdo diferenciado e até controverso. Nem todos gostavam de O Kylocyclo e não entendiam sequer o nome, que era inspirado numa antiga unidade de medição do rádio AM, o "kylocyclo". Hoje praticamente o rádio AM está em estado terminal, mas isso é uma outra história. E não foi esse motivo que fez o blogue parar por aqui. Em virtude de muitos compromissos pessoais, estarei largando a blogosfera. Terei que cuidar de mim mesmo, criar um novo ciclo, encerrar este blogue que já era homônimo a um antigo zine que havia feito em 2000. O que já foi produzido continua no ar, e quem se interessar que leia os textos que foram produzidos ao longo desses anos. Agradeço ao apoio de vocês, e que continuem lendo este blogue, que já não terá mais novas postagens. A gente se vê por aí."  

Apesar de não entrar em detalhes sobre os motivos do fim de O Kylocyclo, esperamos, porém, que não tenha sido em função de ameaças de processo ou outras agressões até mesmo do ponto de vista físico ou moral que tenham forçado tal decisão. Como é do conhecimento público, jornalistas brasileiros costuma ser vítimas da truculência de autoritários e covardes de plantão que não se conformam quando as verdades são ditas.

Não raro, profissionais da imprensa são violentamente assassinados nos mais diferentes pontos do país e os criminosos, dificilmente identificados e punidos.

Esperamos que Alexandre Figueiredo, que esporadicamente colabora com o blog Cacarejada Virtual enviando interessantes postagens, volte algum dia com uma nova página ainda mais abrangente ou, quem sabe, mude de ideia e permaneça editando o Kylocyclo.

P.S: Outro importante blog de autoria do jornalista, Mingau de Aço, cujo teor dos artigos é idêntico ao da página que deixa de ser atualizada, não faz qualquer referência sobre uma eventual desativação.
.