segunda-feira, 26 de maio de 2014

Vizinho de gosto musical insuspeitável


Por Marcos Niemeyer
mniemeyer50@hotmail.com
cacarejadavirtual/


>>  Ainda existe vizinho com bom gosto musical? Sim, toda regra tem exceção, muito embora seja como encontrar agulha no palheiro. Não sei o nome do distinto que mora ao lado, raramente o vejo e quando isso ocorre ele está sempre apressado e me cumprimenta apenas com um gesto sutil levantando o polegar direito e um leve sorriso a estampar-lhe o rosto ligeiramente envelhecido pela implacabilidade do tempo.

Em casa, porém, o distinto costuma ouvir em som ambiente — que para minha felicidade chega até o silêncio do meu quarto — canções acima de qualquer suspeita. Aliás, os mais educados e de bom senso não ouvem suas canções em altíssimos decibéis a perturbar os tímpanos alheios.

A trilha sonora do discreto vizinho vai do jazz ao blues, eruditos, chorinho, canto gregoriano e uma seleção cada vez mais impecável da MPB. Na manhã desta segunda-feira (26) acordei com notas musicais tão suaves que num certo momento não acreditei estar na cidade cada vez barulhenta e caótica. — Isso só pode ser coisa do meu vizinho, pensei. Verdade!

A bela voz de Zélia Ducan entoava magistralmente “Beco das Garrafas”, de Paulinho Tapajós e Alberto Rosenblit, dois mestres da MPB. Meus tímpanos ficaram em êxtase. Divino, maravilhoso!

A indelével canção faz referência ao local onde a Bossa Nova, um dos mais importantes movimentos musicais na história da MPB teve início no final dos anos cinquenta em Copacabana, na Zona Sul carioca. “Só eu sei porque/ Morro de prazer/ Caminhando nas calçadas da Duvivier/ Volto a respirar/ As canções do Beco de lá...”


Rosenblit continua compondo maravilhas. Paulinho Tapajós (1945 — 2013), por sua vez, deixou imensurável legado para a história da música brasileira. A última entrevista do respeitável compositor antes de morrer, em outubro do ano passado, foi concedida com exclusividade ao blog Cacarejada Virtual. Clique aqui e confira.

Os grandes nomes e suas obras incontestes não perecem, encantam-se. E que vizinhos de bom gosto musical contribuam cada vez mais para mostrar às novas gerações a mais pura essência das melodias, cujo prazo de validade não é vencido pelo tempo.
....

A Gol Linhas Aéreas Inteligentes oferece múltiplas opções de voos nacionais e internacionais. Garanta seu bilhete pelos menores preços. Brevemente com escala em Juiz de Fora a partir das principais capitais brasileiras. Acesse o site da empresa e confira:
.