quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Parece que Ed Motta não aprendeu a lição


Por Selma Quintão
selmaq@gmail.com
facebook/sq


>> O sobrinho de Tim Maia, cuja qualidade artística é incontestável, vem tornando-se uma das mais polêmicas figuras das redes sociais ultimamente. Nesta quarta-feira (19), Ed Motta decidiu fazer críticas aos artistas que gravam vídeos para anunciar suas apresentações ao público. 

"É algo calhorda e cafona. Respeitar e ser grato ao seu público, não é tratar como criança, anunciando com cara amassada, filmado de celular, uma coisa que a divulgação dos eventos deveria se responsabilizar", escrevinhou em seu perfil oficial no Facebook.

Como forma de zombar os colegas do mundo da música, ele gravou um vídeo feito através do próprio celular dizendo coisas do tipo "Espero vocês lá, naquele show, que vai ser show e semana que vem outro show, que é show."

Há pouco tempo, o cantor foi bombardeado com milhares de críticas na internet quando alardeou que não falava em português durante seus shows pela Europa. "Meu show é mais culto", espinafrou.

Ed Motta carece de mais cuidado com o que fala e escreve. Estaria ele mal assessorado ou sua personalidade é mesmo rebeldina? Afinal, não são todos os artistas (mesmo os de boa qualidade) que conseguem espaços importantes no exterior para mostrarem seu trabalho (Ed é um privilegiado nesse sentido).

Aliás, nesses tempos modernosos, nem mesmo no Brasil cantores acima de qualquer suspeita tem conseguido acesso aos meios de comunicação tradicionais para divulgarem suas músicas.

Usar, portanto, vídeos nas redes sociais objetivando interagir com o público é algo mais que saudável. Revela, acima de tudo, a gentileza que o artista tem com seu público, humaniza a relação com os fãs. A comunicação, principalmente simples e direta, é da maior importância. Ou será que Ed Motta nunca ouviu dizer que a propaganda é a alma do negócio?

Temos visto nomes de peso da MPB a exemplo de Chico Buarque, João Bosco, Leila Pinheiro, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Roberto Menescal e outros de igual relevância e até internacionais (Paul McCartney, Elton John, Bob Dylan, Phil Collins) gravando vídeos bem à vontade nas redes sociais convocando o público para seus espetáculos. Ed Motta é muito bom na condição de cantor e compositor, mas nunca foi ou jamais será melhor do que eles.

O sobrinho do "síndico" precisa calçar urgentemente as "sandálias da humildade", caso não queira receber merecidamente o título de "figura mais antipática da música brasileira". Corre o risco de perder cada vez mais espaço até mesmo entre os fãs e admiradores por conta de sua verborrágica retórica. O tempo dirá.
.
Juiz de Fora ganha novos voos e horários para Belo Horizonte (Confins) e São Paulo (Congonhas) com as menores tarifas. Clique no banner da Gol Linhas Aéreas e confira.