sábado, 1 de agosto de 2015

The Capivaras & The Beatles


Por Marcos Niemeyer


>> Quatro estilosas capivaras, incluindo um filhote da espécie, foram flagradas recentemente atravessando uma rua em faixa de segurança no mais autêntico estilo "Beatles".

O fato ocorreu na cidade de Itajaí, em Santa Catarina. A imagem da travessia dos bichos faz lembrar a capa do icônico disco "Abbey Road" dos rapazes de Liverpool.

Também conhecida por carpincho, capincho, beque, trombudo, caixa, cachapu, porco-capivara, cunum e cubu, a capivara (Hydrochoerus hydrochaeris), é uma mamífero roedor da família Caviidae e subfamília Hydrochoerinae, conforme a Wikipédia.

Alguns autores consideram que deva ser classificada em uma família própria. Está incluída no mesmo grupo de roedores ao qual se classificam as pacas, cutias, os preás e o porquinho-da-índia. Ocorre por toda a América do Sul ao leste dos Andes em habitats associados a rios, lagos e pântanos até mil e trezentos metros de altitude em relação ao nível do mar.

Extremamente adaptável, pode ser vista em ambientes altamente alterados pelo homem. Esses bichos parecem ter um apetite sexual de dar inveja aos simples mortais.

Em Juiz de Fora as capivaras podem ser vistas ao longo das margens do Rio Paraibuna, que atravessa o município. Fato lamentável envolvendo esses animais ocorreu há pouco tempo na cidade.

O inconfiável vereador João do Joaninho (DEM) foi detido pela Polícia Militar do Meio Ambiente, após os militares localizaram numa embarcação que ele pilotava na represa Chapéu d'Uvas, três capivaras e um jacu abatidos e uma espingarda calibre 22 sem registro.

Acuado diante milhares de protestos nas redes sociais, ser vaiado publicamente e indiciado pela Polícia Civil, Joaninho   que (pasmem!) era presidente da Comissão do Meio Ambiente da Câmara—, renunciou ao cargo. Vitória das capivaras (e também da população).
.
A Gol Linhas Aéreas tem as melhores tarifas e horários entre os aeroportos de Juiz de Fora (Zona da Mata), Belo Horizonte (Confins) e São Paulo (Congonhas). Clique no banner e confira.
.