quarta-feira, 2 de março de 2016

Quarteto em Cy tem nova integrante em sua formação


Por Marcos Niemeyer
mniemeyer50@hotmail.com
facebook/


>> Falar sobre o Quarteto em Cy — o mais importante grupo vocal feminino da história da MPB — é sempre uma satisfação. Dessa vez, porém, o país é pego de surpresa com a saída da vocalista Sônia Ferreira, uma das mais antigas integrantes da equipe.

Um fato que gostaríamos não fosse verdade. Afinal, cada uma dessas quatro “meninas” é insubstituível. Sônia, no grupo desde 1967, disse-nos no final desta tarde de sexta-feira (26) que se desligou amigavelmente do quarteto.

"Agora estou em pausa, ao lado da família e da natureza. Moro em Petrópolis, bem afastada dos grandes centros que estão cada vez mais cansativos e violentos. Descer a serra até o Rio tornou-se algo perigoso. Por outro lado, guardarei sempre os bons momentos", disse-nos numa mensagem via "inbox".

Mas, sem dúvida, a excelente cantora Corina Viana (a segunda da esquerda para a direita na foto em que aparece o quarteto), ex- integrante do grupo de MPB "BeBossa", nova integrante da maravilhosa equipe, não deixará a "peteca" cair.

É a partir dessa nova formação que o Quarteto em Cy prepara sua ida ao estúdio, em março próximo, para gravar o primeiro álbum, após o hiato de uma década. A obra tem inéditas de Dori Caymmi, Carlos Lyra, Marcos Valle, João Donato e Roberto Menescal, entre outros relevantes nomes da MPB. O disco conta com participações especiais de Carlos Lyra e Zélia Duncan. 

O Quarteto em Cy teve sua formação original com as irmãs Cybele, Cylene, Cynara e Cyva Ribeiro de Sá Leite, todas naturais de Ibirataia, Bahia, que se mudaram para o Rio de Janeiro na década de 1960.

Foram lançadas praticamente por ninguém menos que Vinícius de Moraes, em 1964, com apresentações em boates da Zona Sul carioca. Na época o grupo alcançou amplitude internacional sob o título "The Girls From Bahia", tendo passado por outras mudanças em sua composição original.

Neste período atuaram no quarteto as cantoras Semíramis, Regina e Cyra. Depois de breve intervalo o grupo voltou às atividades em 1972 com as cantoras: Cyva, Cynara, Dorinha Tapajós (irmã do compositor Paulinho Tapajós) e Sônia.

No início dos anos oitenta Dorinha se afastou por motivos de saúde sendo substituída por Cybele, que permaneceu no grupo até sua morte em 2014. As vozes do Quarteto em Cy cantam os mais notáveis compositores da música brasileira, a exemplo de Vinícius de Moraes, Toquinho, Dorival Caymmi, Chico Buarque, Tom Jobim, Paulinho Tapajós, Ivan Lins e Milton Nascimento, entre outros de idêntico quilate.

O grupo, em sua sólida carreira, lançou mais de trinta discos — tanto no Brasil quanto no exterior. Emocionado, o país agradece de coração a esta magnânima cantora, Sônia Ferreira, que durante cinco décadas emprestou seu indelével talento em benefício da verdadeira música através do Quarteto em Cy. 
.