sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Internet transforma usuários em autênticos zumbis


Por Marcos Niemeyer
mniemeyer50@hotmail.com
novavirtualfm.com 
facebook/


>> A nova onda desencadeada no Facebook é postar uma foto em preto e branco numa suposta luta contra o câncer precedida pela hashtag #desafioaceito. Após ver na linha do tempo de amigos e demais contatos desta página o tal "desafio", resolvemos pesquisar no Google na tentativa de descobrir a origem do fato. Constatamos a partir de alguns cliques que até o momento não se sabe ao certo como a campanha começou ou se alguma entidade de combate ao câncer está mesmo envolvida nisso.

Além do mais, #desafioaceito e #challengeaccepted são hashtags antigas da internet, geralmente usadas para desafios envolvendo superações pessoais (como atingir alguma meta de perda de peso) ou em mobilizações para pegadinhas, a exemplo da página de humor "Não Salvo". O que, convenhamos, não passa de mais um modismo dos tantos que pipocam feito formiga no pote de açúcar nesses tempos modernosos.

Descobrimos mais adiante que o perfil do Facebook que curte uma dessas postagens é convidado a participar do ato recebendo através de mensagem privada, um texto “desafiando” o usuário a postar uma foto em preto e branco.

Recentemente, uma atriz norte-americana publicou fotos em preto e branco na web mostrando o momento em que raspou os cabelos no tratamento contra um câncer de mama. Não foi confirmado, porém, se tal medida teve qualquer relação para o desenvolvimento da nova mania.

De minha parte, não postei e nem vou postar qualquer coisa nesse sentido, pois jamais sigo tendências estabelecidas pelos meios de comunicação, inclusive a internet. Não sou objeto para ser manipulado. As pessoas, infelizmente, em sua maioria estão se transformando em verdadeiros zumbis diante do "admirável mundo novo" ao acatarem passivamente essas invenções que surgem a todo instante e tornam-se virais. 

Afinal que diferença, por exemplo, uma imagem seja de que cor for vai fazer na luta contra o câncer? Não há explicação convincente para isso. Alguém mais atento jogou um facho de luz no "desafio aceito" através de postagem no próprio Facebook. Merece uma refexão: — Quer um desafio de verdade? Visite um hospital de oncologia, doe sangue, que pode colaborar com muita gente necessitada. Não pode doar sangue ou medula? Que tal doar aqueles dez reais que seriam gastos em alguma besteira para ONGs como a "Cabelegria", que confecciona perucas para crianças em quimioterapia. Não tem dez reais pra doar? Que tal em vez de compartilhar uma foto sua em preto e branco, pesquisar e divulgar informações sobre prevenção e sintomas do câncer? Isso sim é campanha contra o câncer.
. .