sábado, 26 de novembro de 2016

Brechó estiloso faz o diferencial do gênero na Zona Sul carioca


Por Marcos Niemeyer


>> Quem curte brechó e não abre mão em garimpar roupas e objetos exclusivos nesses incríveis espaços cada vez mais populares nos grandes centros urbanos por preços que parecem ter "caído" do céu, não pode deixar de conhecer um dos mais convidativos deles no Rio de Janeiro (calcula-se em quase duzentos o número desses estabelecimentos espalhados pela cidade).

Trata-se do Brechó Estilo By Celso, localizado em Copacabana, na Zona Sul carioca. A loja dispõe de uma grande variedade de roupas masculinas e femininas novas e seminovas, acessórios, bijuterias e uma infinidade de objetos de decoração e artigos vintage, nacionais e importados. O proprietário do estabelecimento, Celso Quental, recebe diariamente em seu brechó artistas, jornalistas, figurinistas, estilistas e representantes das mais diversas tribos, além do público tradicional.

"Certa vez, ao passar aqui frente, a atriz Sônia Braga resolveu entrar para conhecer o ambiente. Agora, além de cliente, é também minha amiga", revela Celso. O brechó, que começou há treze anos vendendo apenas objetos, hoje oferece ampla variedade de roupas e acessórios de todas as épocas e estilos. Malas e chapéus são alguns dos itens mais procurados por produtores e figurinistas. Já os vestidos de festa dos anos 80 fazem a cabeça de quem busca algo para uma festa à fantasia.

"Sempre trabalhei no comércio e cheguei a ter um antiquário, na rua do lavradio, no centro do Rio Antigo, o 'Antique Center'. Quando foi inaugurado, eu era um dos sócios, mas depois a vida tomou outros rumos. E aí, acreditei no advento do brechó. Curto muito o que faço atendendo a diversas produções de teatro, cinema e TV", fala descontraidamente.

A loja compra artigos e também vende por consignação (nesse caso, o artigo é "emprestado"ao brechó). Se for vendido, o dono da loja divide o valor com o dono da peça. Se não for vendido, o artigo é devolvido. Compras também podem ser feitas online através do Facebook da loja ou via Mercado Livre.

O Estilo By Celso figura na lista dos quinze brechós mais conhecidos e visitados do Rio. Vira e mexe, a loja figura em capas de revistas, programas de TV e referências das mais diversas na internet postadas por clientes e amigos.

O brechó, fica no número 581, loja 352, da Avenida Nossa Senhora de Copacabana, fone: (21) 2255-4004), bem próximo ao Beco das Garrafas, berço da Bossa Nova, o mais importante movimento da história da música popular brasileira. Portanto, aqueles  que a exemplo deste modesto aprendiz de escrevinhador costumam conjugar o verbo “garimpar” — os brechós são autênticos lugares em que a gente vai e esquece a hora de voltar. 

De miudezas e colecionáveis artigos a roupas de grife de estilistas renomados ou não, esses locais encantam pela naturalidade e descontração. Sem contar que, como diria minha saudosa vovozinha, “Fio, lavou... tá novo!”. Confira uma panorâmica do entorno do Brechó Estilo By Celso no Google Steet View. 
.