segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Flautista Juiz-forano lança DVD na França


Por Marcos Niemeyer


>> Diz a lenda que "santo de casa não faz milagre". Pelo sim, pelo não, o flautista e compositor Estevão Teixeira, que encontra-se na Europa ministrando uma oficina de musicalização infantil de sua autoria, optou por lançar inicialmente em Paris seu primeiro DVD "Estevão Teixeira - em música". 

O local do evento ainda não está definido, mas deve ocorrer até o fim de janeiro na capital francesa. A obra, com oito canções autorais e duas em parceria, é uma compilação dos quatro CDs já gravados pelo músico e deve ser lançada no Brasil até março deste ano, durante apresentação em Juiz de Fora, onde o artista mora e leciona no Conservatório Estadual de Música Aydeè França Americano.

O músico é inventor do TEDEM — teclado Didático para o Ensino da Música, no qual criou inovadora metodologia de ensino/aprendizagem, com base na visualização das formas do teclado. Em Juiz de Fora, o projeto é Lei Municipal sancionada e regulamentada. Na prática, porém, não funciona até o momento (coisas do Brasil).

Formado no curso de Bacharelado em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Estevão atou como músico contratado da TV Educativa, além de participar ativamente da noite artística carioca ao lado de importantes nomes da MPB — entre os quais Nico Assumpção, Vitor Biglione, Alberto Continentino, Paulo Malaguti (MPB4) e Nelson Faria.

O flautista trabalhou também como transcritor de músicas para o Songbook de Caetano Veloso e para cinco volumes da Bossa Nova produzidos por Almir Chediak. Estevão participou ainda dos trabalhos de transcrição de músicas do "Livrão da Música Brasileira", produzido por Toninho Horta — ao lado do qual apresentou-se durante recente show de ambos em Juiz de Fora. De quebra, o artista mantém atividades musicais regulares no Rio de Janeiro.

Com acompanhamento musical de Bruno Teixeira, Newton Vale, Jober Costa e Guto Gomes confira a performance de Estêvão Teixeira numa composição de sua autoria em homenagem à Mata do Krambeck, em Juiz de Fora:

.
..