segunda-feira, 3 de abril de 2017

DVD do flautista juiz-forano Estevão Teixeira traz boas sonoridades


Por Marcos Niemeyer
mniemeyer50@hotmail.com
mn.facebook/


Em recente visita de cortesia ao Conservatório Estadual de Música Aydeè França Americano, no centro de Juiz de Fora, fomos presenteados pelo amigo e flautista Estevão Teixeira (professor de música da instituição) com seu primeiro DVD — Estevão Teixeira 'em música '—, bancado com recursos próprios e gravado em dezembro de 2011 no Teatro Solar, em Juiz de Fora. A obra, com dez faixas e apresentada no final do ano passado em Paris, na França, onde o artista ministrou oficina de musicalização infantil de sua autoria, é uma compilação dos quatro CDs já gravados por ele. 

O lançamento do trabalho em Juiz de Fora ainda não tem data prevista, mas deve ocorrer ainda no primeiro semestre de 2017. Estevão é inventor do TEDEM — teclado Didático para o Ensino da Música, no qual criou inovadora metodologia de ensino/aprendizagem, com base na visualização das formas do teclado. Em Juiz de Fora, o projeto é Lei Municipal sancionada e regulamentada. Na prática, porém, não funciona até o momento (coisas do Brasil).

Formado no curso de Bacharelado em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Estevão atou como músico contratado da TV Educativa, além de participar ativamente da noite artística carioca ao lado de importantes nomes da MPB — entre os quais Nico Assumpção, Vitor Biglione, Alberto Continentino, Paulo Malaguti (MPB4) e Nelson Faria.

O flautista trabalhou também como transcritor de músicas para o Songbook de Caetano Veloso e para cinco volumes da Bossa Nova produzidos por Almir Chediak. Estevão participou ainda dos trabalhos de transcrição de músicas do "Livrão da Música Brasileira", produzido por Toninho Horta — ao lado do qual se apresentou durante show de ambos no início deste ano em Juiz de Fora.
. .