quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Vinhetas produzidas pela Rádio Globo são inigualáveis



Postado´por Marcos Niemeyer
mniemeyer50@hotmail.com
facebook. mn


>> As mais belas vinhetas produzidas na história da radiodifusão brasileira foram feitas nas décadas de 1970/80 pela Rádio Globo do Rio de Janeiro. Uma das mais conhecidas em todo o Brasil e até no exterior é aquela precedida por um assobio e que diz o nome da emissora na sequência: “Fiu fiu Rádio Globooooo...”.

A ideia surgiu a partir da música “Stella”, composta no final da década de 1960 pelo cantor Fábio em parceria com Paulo Imperial. O Refrão da canção que Fábio acabou incorporando ao seu próprio sobrenome dizia “Stellaaaaa, em que estrela você se escondeu...”.

A partir desse mesmo refrão, a emissora carioca lançou dezenas de vinhetas numa espécie de “grito de guerra” dos times de futebol. “Flamengooooo”, “Fluminenseeeee”, “Vascooooo”, “Botafogooooo”, “Corinthiansssss”, “Palmeirasssss”, “São Paulooooo”. 

Neste especial com quinze minutos de duração, onde contamos com a brilhante participação do radialista, jornalista, escritor e humorista baiano Paulo Gomes através de seu comentário sobre o tema procuramos resgatar a importância do referido trabalho produzido pela Rádio Globo e que sempre será lembrado e pesquisado através dos novos dispositivos de mídia.
..
..