segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Azul destaca nomes de pássaros, personalidades da aviação civil e cidades brasileiras em sua frota


Por Marcos Niemeyer
mniemeyer50@hotmail.com
facebook. mn


>> Nesses tempos cada vez mais necessários de preocupação e preservação com o meio ambiente, louvável a atitude de diversas companhias aéreas do Brasil e do mundo — que a exemplo de embarcações marítimas e fluviais costumam dar nome a esses meios de transporte homenageando animais aquáticos — tem usado a mesma prática em seus aviões ou simplesmente o desenho de um pássaro na fuselagem.

O logotipo tradicional da alemã Lufthansa, por exemplo, é representado por um Grou (grande ave voadora, citada em fábulas, poemas ou contos de fadas onde era mensageira de boa sorte e símbolo de vida longa. Na "América Airlines", os aviões apresentam a pintura de uma águia estilizada sobreposta ao par de letras. A ave é um forte símbolo nos Estados Unidos, país de origem desta companhia aérea.

Outra que, não só tem a logomarca que lembra uma ave de asas abertas como também o próprio nome em homenagem aos voadores criadores pela natureza, é a Passaredo. Conforme o Aurélio, Passaredo significa “uma grande porção de pássaros, uma passarada”. 

No Brasil, tal procedimento tem sido inteligentemente utilizado pela Azul Linhas Aéreas em sua frota composta por inúmeros Airbus e aviões de menor porte. Alguns deles trazem estampados em sua dianteira nomes do tipo "Tuiuiu Azul", "Gralha Azul" e "Ararinha Azul". Símbolo do Pantanal brasileiro, habitante de trechos da Mata Atlântica e da Serra do Mar e, ameaçada de extinção, voltou a ser vista em diversas regiões do nordeste, sobretudo na Bahia, Pernambuco e Piauí, respectivamente.

No caso do Tuiuiu, o bicho nada de azul tem. É branco na plumagem, bico preto e pescoço vermelho. O "azul" foi mesmo uma sacada inteligente de marketing da empresa para ficar o nome composto, obviamente destacando “Azul” como referência. Fundada em 2008 por David Neeleman na cidade de São Paulo, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras é a terceira maior companhia do gênero no Brasil em número de passageiros e a segunda maior em frota de aeronaves.

Atua em 99 aeroportos brasileiros e em oito internacionais. O atendimento excelente, descomplicado e a pontualidade nos horários fazem o diferencial em relação à concorrência. O nome da empresa foi escolhido através de um website, onde o público poderia registrar sugestões de nomes bem ao estilo brasileiro. Entre milhares de ideias (Samba, Abraço, Alegria, etc), o próprio Neeleman optou pelo nome da cor celeste.

"O nome Azul inspira sentimentos positivos, remete ao céu e é mais neutro do que “Samba”, nome que de fato recebeu mais votos"", disse o empresário. Já o autor da ideia, um paulista da capital, ganhou passe vitalício na companhia aérea com direito a acompanhante. Que outras aeronaves a cruzarem os céus do Brasil e do mundo continuem a esbanjar imagens e nomes de pássaros. A natureza agradece e todos aplaudem.

MAIS AZUL 

Outra boa sacada da Azul foi colocar nomes de cidades ou estados brasileiros em suas aeronaves. Tudo sugerido por internautas através do site da empresa. Vencedores ganharam passagens durante um ano nos voos da operadora para qualquer parte do país e com direito a um acompanhante.

Confira alguns nomes já pintados nos jatos da Azul: “Azul Paulista”, “Céu Azul”, “O Rio de Janeiro continua Azul” “Azulville”, “Azul é Brasil” “Tudo Azul”’ e “A Liberdade é Azul”. Nomes de pioneiros da aviação brasileira também são destaque nas aeronaves da Azul.
..
.