sábado, 6 de janeiro de 2018

Cacarejada Virtual completa dez anos na blogosfera


Por Marcos Niemeyer
mniemeyer50@gmail.com
facebook. mn


>> Esta página por nós editada teve início em janeiro de 2007 na redação da Rádio Itatiaia/MG com o finado domínio zip.net, a partir de pequenas notas sobre fatos cotidianos e chamava-se “Chovendo na roseira” — numa alusão à música homônima do inesquecível maestro Tom Jobim.

Pouco tempo depois, o nome do blog foi mudado para “Onda Curta” — designação utilizada no campo das radiocomunicações para referir-se às estações e tecnologias de rádio transmissão que utilizam frequências que alcançam diferentes pontos da superfície terrestre a partir da antena de uma emissora. Ato contínuo passamos a falar de forma mais abrangente sobre diversos assuntos, inclusive, políticos.

Certo dia, após um comentário feito na página sobre a péssima administração do corrupto Aécio Neves frente ao governo de Minas, acabei demitido injustamente pela Rádio Itatiaia — sob a alegação de que a medida era por “contenção de despesas”.

Para evitar futuras dores de cabeça, a exemplo de ameaças de processo diante das mazelas que vinham sendo publicadas no espaço virtual resolvemos abandonar o estilo que pudesse acirrar os ânimos, uma vez que o número de acessos ao blog já era considerável.

Decidimos, então, mudar completamente o perfil da página que passou a chamar-se “Cacarejada Virtual” — nome composto, que significa em sua primeira palavra o canto de algumas aves, sobretudo do galo e da galinha. E virtual, por questões óbvias, tendo com o subtítulo "Fatos & Milongas".

Neste sentido, os assuntos ficaram mais leves e descontraídos. Contando com alguns colaboradores, em sua maioria do meio jornalístico ou artístico, passamos a inserir crônicas cotidianas, “causos” ou assuntos diversos e inusitados, notas culturais, além de entrevistas com importantes nomes da música brasileira — a exemplo de Paulinho Tapajós que concedeu-nos sua última entrevista antes de morrer, há quatro anos — Fábio Stella, o maior parceiro musical de Tim Maia, Paulinho Boca de Cantor, da formação original de “Os Novos Baianos” e Paulo Ricardo, vocalista do RPM.

Com alguns patrocinadores a partir do sistema de parceria coletiva e centenas de acessos diários dos mais diferentes pontos do Brasil e do mundo o blog vai “pelejando”, como diz o bom mineiro, com o objetivo de continuar sua trajetória simples, mas livre e independente de amarras políticas, religiosas ou ideológicas. Nunca fomos mesmo de ficar babando o saco de quem quer que seja.
.