terça-feira, 3 de abril de 2018

O melancólico fim da era radiofônica


Por Marcos Niemeyer
bcmniemeyer@gmail.com


>> A Noruega é o primeiro país a abandonar as transmissões de rádio FM objetivando se tornar totalmente digital. O desligamento teve início no ano passado em algumas cidades próximas ao Círculo Polar Ártico e caminha a passos largos para cobrir toda a nação nos próximos meses. Suécia e Dinamarca são outros países que pretendem acabar com o FM. 

No Brasil, a "guilhotina"ainda deve demorar alguns anos para ser colocada em prática. Nas mais diversas cidades brasileiras, porém, onde o rádio AM já está praticamente "sepultado", as FMs demitem e atuam com um número cada vez mais reduzido de funcionários. 

Algumas fecharam definitivamente as portas nos últimos três anos. É o caso da MPB, Nativa e Cidade, do Rio de Janeiro, Estadão (92,9), de São Paulo e Guarani, de Belo Horizonte. Até o final deste ano, outras dezenas de FMs devem sair de cena nos mais diferentes pontos do país. 

Um dos motivos de toda essa mudança radical é a popularização da internet e seus dispositivos móveis, onde qualquer pessoa pode escolher o que bem quer ouvir e no momento que achar mais conveniente. 

Com isso, as verbas publicitárias destinadas ao sistema radiofônico são cada vez menores e as concessões públicas para esse tipo de organização fazem cada vez menos diferença. Bons e saudosos tempos quando o rádio, até mais que o cachorro, era considerado o "amigo de todas as horas". 
....

CACHORRO DE POBRE NÃO TEM VEZ 



No abominável programa de TV apresentado por um colunista social em Juiz de Fora onde os bacanas fazem questão de mostrar seus carrões de luxo, mansões cinematográficas, viagens suntuosas & o carayo a quatro, o baba-ovo do apresentador perguntou pra uma madame modernosa o que ela fazia pra deixar seu cãozinho tão bonito. "Olha amor, invisto mensalmente quase dois mil reais no meu pet com ração importada, veterinário, pedicure e babá pra passear com ele num carro exclusivo", respostou a perua. E o mais agravante: a TV onde a cena se passa tem o nome de "Educativa".
..