Especiais musicais

SELEÇÃO MUSICAL DA MELHOR QUALIDADE PARA O FIM DE SEMANA

Gravado na década de 1990 pela respeitável norte-americana Casablanca Orchestra, o álbum "American Hits" apresenta grandes clássicos da música internacional e da Era de Ouro do Cinema. Apesar de o disco ter dez faixas, são duas inesquecíveis canções sintetizadas em cada uma delas. A seleção musical é de Selma Quintão. Confira a lista e clique na imagem/play para ouvir.
1 — As time goes by / Embraceable you 
2 — All the things you are / Over the rainbow
3 — Here's that rainy day / The shadow of your smile
4 — 'S wonderful / The lady is a tramp
5 — Lullaby of birdland / Tea for two
6 — What's new? / Moonlight serenade
7 — Invitation / Manhattan
8 — Sally's tomato / Mr. lucky
9 — Misty / Laura
10 — Tenderly / I'm in the mood for love
Seleção Musical: Selma Quintão
Edição e sonorização: Marcos Niemeyer
....

A POESIA MUSICAL DE PAULINHO TAPAJÓS

Autor das mais belas melodias já compostas na história da MPB, Paulinho Tapajós (1945/2013) teve sua obra interpretada pelos maiores nomes da nossa música. Neste sentido, a produção do blog Cacarejada Virtual preparou um programa no podcast com doze canções do compositor. O especial, com cinquenta minutos de duração, foi gravado nos estúdios Nova Virtual — Rio/Juiz de Fora e hospedado na plataforma free/live SoundCloud

Especial Paulinho Tapajós
Seleção musical: Isa Carla Ramalho (Juiz de Fora)
Participação especial: Christiane Medeiros (Rio de Janeiro)
Locução de vinhetas: Douglas Polato (Rádio Cidade FM/Juiz de Fora)
Imagem Ilustrativa: Neyla Barreto (Rio de Janeiro)
Agradecimento especial: Bruno Tapajós (França)

Produção/apresentação: Marcos Niemeyer (Rio de Janeiro/Juiz de Fora)

Clique no play para ouvir o programa:

....

HOMENAGEM AO POETA MAIOR DA MPB

Lançado pela Building Records, no final do primeiro semestre de 2011, o CD "Toquinho e Paulo Ricardo Cantam Vinicius" é uma obra de arte para quem não abre mão da qualidade musical.

Com arranjos modernos, os clássicos do poeta da MPB ganharam  contornos eletrônicos, em versões inusitadas das mais lindas canções  da música brasileira, incluindo “Romeu e Julieta”, a única inédita da  gloriosa  parceria entre Toquinho e Vinicius.
 
O repertório inclui: Água de beber; Tarde em Itapuã; Pra quê chorar?; Canto de Ossanha; Eu sei que vou te amar; Samba da bênção; Carta ao Tom 74; Chega de Saudade; Garota de Ipanema; Romeu e Julieta; Sei lá... A vida tem sempre razão; Insensatez e Samba de Orly. 

Especial "Toquinho e Paulo Ricardo cantam Vinicius" 
Apresentação: Marcos Niemeyer
Produção: Christiane Medeiros, Renato Amorim e Jean Muller
Locução de vinhetas: Douglas Polato (Itatiaia FM / Juiz de Fora)
Trabalhos técnicos: Marcos Oliveira (Central Records / Juiz de Fora)

Clique no link para ouvir o programa:


....

O JAZZ CONTEMPORÂNEO DE BOB BALDWIN

O instrumentista norte-americano Bob Baldwin é um dos nomes mais importantes do jazz contemporâneo. Natural de Mount Vernon, Nova Iorque, o artista, de 54 anos, deu os primeiros passos musicais ao lado do pai Robert Baldwin por volta de 1983, muito embora tenha iniciado sua vida profissional no rádio no fim da década de 1970 através de FMs dos Estados Unidos chegando, inclusive, atuar como repórter durante a campanha de Jesse Jackson, em Westchester County para a WVIP - Mt. Kisco, NY.

Em 2004, foi Diretor Musical da WJSJ (Jacksonville, Fl). Em 2007, contribuiu para o lançamento da KJAZ em diversos estados americanos. O artista, cuja música é de uma leveza e harmonia irretocáveis, participou de dezenas de projetos musicais e lançamentos de vários albuns e coletâneas. 

Entre os últimos destaques, airplay em NewUrbanJazz1  Never Can Say Goodbye: A Tribute to Michael Jackson e NewUrbanJazz.com2 / Re-Vibe. Em 1989, indicado pela cantora de soul e jazz Roberta Flack, recebeu o Sony Prêmio Inovadores do Ano.

Suas harmoniosas canções incluem recursos de Chuck Loeb, Marion Meadows, Phil Perry, Kim Waters, Will Downing, Chieli Minucci, Eric Essix, Joey Sommerville, Ragan Whiteside, Dennis Johnson, Grover Washington, Jr., Najee, e Dean James. Há dois anos, Bob lançou o livro "You Better Ask Somebody", em que relata sua experiência musical nesses quase trinta anos de estrada.

Baldwin  que já se apresentou por diversas vezes no Brasil, sobretudo no eixo Rio/São Paulo  não é muito de cantar. Ele apenas sussurra trechos das letras em suas melodias que brilham mais em função da parte instrumental. Porém, a quantidade variável da obra deste exímio pianista e sua banda supera todas as expectativas no mundo do jazz contemporâneo.

Clique no play para ouvir o especial produzido por Selma Quintão:


....

O PIANO DE MÁRCIO HALLACK 

Neste especial produzido por Selma Quintão apresentamos o exímio pianista juiz-forano Marcio Hallack, artista com atuação ao lado dos maiores nomes da MPB a exemplo de Toninho Horta, Guinga, Robertinho Silva, Mauro Senise, Lena Horta e Yuri Popoff, entre outros da mesma  grandeza artística. São doze melodias — todas compostas e tocadas pelo artista.

01 — De manhã
02 — Trem carioca
03 — Tudo azul
04 — Pat 
05 — Da horta
06 — Violão, piano
07 — O amor me acordou
08 — Pureza
09 — Cravo e canela
10 — Um piano, um coração 
11 — Odeon
12 — Linda

Clique no play para ouvir o especial:

....

OUÇA E RECOMENDE

A bela canção "Cruzeiro do Sul", composta pelo músico e estudante de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Paulo Teles, com vocal da cantora italiana Cristina Orsi e contrabaixo do também italiano Luca Tomassoni, merece lugar de destaque  na playlist de quem não abre mão da qualidade sonora.

Clique no play para ouvir: 
....